Business Intelligence – Atividades de um Analista de BI [Projeto] #2
Dando continuidade a nossa série Atividades de um Analista de Business Intelligence (BI), aonde apresento o que faz e quais os processos a um profissional de BI deve se preocupar na construção de um projeto, vamos falar de definição de escopo ou seja definir o que queremos alcançar e até onde.
Atividades de um Analista de BI – Escopo
A segunda atividade de um analista de BI durante um projeto é a definição do escopo do BI ou seja, levantar os requisitos e acordar tudo que o BI terá. Nessa etapa, enquanto analista de BI, você precisa ouvir e definir com os principais envolvidos, o cliente, quais os dados serão carregados para solução de Business Intelligence.
É necessário definir também quais dados são possíveis de serem carregados, afinal o cliente nesse momento fica encantado com as possibilidades e quer colocar literalmente tudo no BI. Explicar que só é possível, aquilo que existe armazenado em algum local de domínio do cliente. Aquilo que não existe ainda não é possível.
Nesse momento, definiremos quais os assuntos, indicadores(tabelas fatos) e descritores(dimensões) participarão do projeto.
Como sugestão, utilize o modelo dessa matriz de necessidades (planilha) para apresentar ao cliente o que foi identificado e ele poderá extrair do BI. Link da planilha: http://bit.ly/2d0HDIc
Veja outros detalhes do levantamento do escopo no vídeo abaixo , entenda sobre os dados historizados e a granularidade que tambem precisará ser definida como parte do escopo.
Espero que tenha gostado.
Caso queira aprender Business Intelligence através de um guia definitivo, te convido a conhecer o BI Como Deve Ser, um livro digital que com todos os conceitos e orientações práticas para quem quer iniciar em Business Intelligence. Clique aqui para conhecer.
Até a próxima.